photo 9590ad90-645d-45c2-a6e4-91e48213f14b_zpsrvkhcolv.jpg
| Mistic Angel

12 de janeiro de 2012

A Força do Passado

Vivemos na Terra muitas vezes.
A cada nova existência passamos por situações que se relacionam com nossas necessidades e com o que fizemos no passado.
Nesse aprendizado que se estende por milênios há uma verdade que jamais devemos esquecer:
Bens e males que nos afligem são conseqüência do bem ou do mal que praticamos.
Nem sempre ajustamos nossas contas com a justiça dos homens, mas a justiça de Deus nunca falha.
Ela funciona em nossa consciência.
É a justiça de Deus, dentro de nós, que nos torna felizes ou infelizes, sãos ou doentes, de conformidade com nossos atos passados e a maneira de viver no presente.
Um homem era muito rico, dono de muitas propriedades, bem casado, filhos maravilhosos, boa posição social.
Tendo tudo para ser feliz, sentia-se triste, deprimido. E tanto se atormentava que freqüentemente ficava doente.
Procurou médicos e psicólogos. Tentou a religião...
Nada adiantava. Não conseguia paz.
Procurou um grande médium, desses que conseguem enxergar o que está escondido dentro de nós.
E o médium lhe disse.
Meu filho, em sua última existência você fez muitas coisas erradas, prejudicou muitas pessoas, matou muita gente...
Hoje esses crimes pesam em sua alma. Por isso é que você não consegue ser feliz. Sua própria consciência lhe impõe os tormentos que não sabe explicar.
Ore muito, peça a Deus que o ajude. Procure praticar o bem, ajudar as pessoas...
Somente assim aliviará os seus débitos e se sentirá melhor.
Impressionado com a explicação lógica quanto à origem de seus padecimentos, ele resolveu cumprir a orientação recebida.
Só então encontrou um pouco de paz.
Cada benefício que prestava, cada pessoa que atendia, era como se pusesse um bálsamo em sua consciência torturada, aliviando suas angústias.
Se colhemos hoje o que semeamos ontem é importante que cultivemos uma vida honrada, virtuosa, digna, para que possamos desfrutar de um futuro melhor.
Neste particular, lembre-se, meu amigo, nenhum policial vai nos fiscalizar.
Seremos sempre fiscalizados por nossa própria consciência.

Livro: Fugindo da Prisão
Autor: Richard Simonetti
Site: Luz do Espiritismo - Grupo Espírita Allan Kardec

11 de janeiro de 2012

A Divulgação Espírita



Há companheiros que se dizem contrários à divulgação espirita.
Julgam vaidade o propósito de se lhe exaltar os rito'>méritos e agradecer os benefícios nas iniciativas de caráter público.
Para eles, o Espiritismo fala por si e caminhará por si.
Estão certos nessa convicção mas isso não nos invalida o dever de colaborar na extensão do conhecimento espírita com o devotamento que a boa semente merece do lavrador.
- O ensino exige recintos para o magistério.
O Espiritismo deve ser apresentado por seus profitentes em sessões públicas.
- A cultura reclama publicações.
O Espiritismo tem a sua alavanca de expansão no livro que lhe expõe os postulados.
- A arte pede representações.
O Espiritismo não dispensa as obras que lhe exponham a grandeza.
- A indústria requisita produção que lhe demonstre o valor.
O Espiritismo possui a sua maior força nas realizações e no exemplo dos seus seguidores, em cujo rendimento para o bem comum se lhe define a excelência.
Não podemos relaxar a educação espírita, desprezando os instrumentos da divulgação de que dispomos a fim de estendê-la e honorificá-la.
Allan Kardec começou o trabalho doutrinário publicando as obras da codificação e instituindo uma sociedade promotora de reuniões de palestras públicas, uma revista e uma livraria para a difusão inicial da Revelação Nova.
Mas não é só.
Que Jesus estimou a publicidade, não para si mesmo, mas para o Evangelho, é afirmação que não sofre dúvida.
Para isso, encetou a sua obra aliciando doze agentes respeitáveis para lhe veicularem os ensinamentos e ele próprio fundou o cristianismo através de assembléias públicas.
O "ide e pregai" nasceu-lhe da palavra recamada de luz.
E compreendendo que a Boa Nova estava ameaçada pela influência judaizante em vista da comunidade apostólica confinar-se de modo extremo aos preceitos do Velho Testamento, após regressar às Esferas Superiores, comunicou-se numa estrada vulgar, chamando Paulo de Tarso para publicar-lhe os princípios junto à gentilidade a que Jerusalém jamais se abria.
Visto isso, não sabemos como estar no Espiritismo sem falar nele ou, em outras palavras, se quisermos preservar o Espiritismo e renovar-lhe as energias, a benefício do mundo, é necessário compreender-lhe as finalidades de escola e toda escola para cumprir seu papel precisa divulgar.

10 de janeiro de 2012



Suporte um pouco mais.

Você julga que não dá para aguentar mais.
Qque suas forças chegaram ao fim.
Que é preciso agora mesmo modificar tudo.
Iniciar algo diferente.
No entanto, pode ser que sua pressa estrague o de bom que está por vir.
Talves esteja faltando só um pouco para a situação se transformar completamente.
Espere esse pouco.
Aguarde com paciência.
Silencie, se necessário.
Resista um tanto mais.
Confie em Deus, ele jamais desampara.
A sua grandeza espiritual tem exatamente o tamanho de sua resistência com amor.

Lourival Lopes
do livro gotas de esperança

9 de janeiro de 2012

O Próximo

O próximo, em cada minuto, é aquele coração que se acha mais próximo do nosso, por divina sugestão de amor no caminho da vida.
No lar, é a esposa e o esposo, os pais e os filhos, os parentes e os hóspedes.
No templo do trabalho comum, é o chefe e o subordinado, o cooperador e o companheiro.
Na via pública, é o irmão ou o amigo anônimo que nos partilham a mesma estrada e o mesmo clima.
Na esfera social, é a criança e o doente, o desesperado e o triste, as afeições e os laços da solidariedade comum.
Na luta contundente do esforço humano, é o adversário e o colaborador, o inimigo declarado e oculto ou, ainda, o associado de ideais que nos surgem
por instrutores.
Em toda parte, encontrarás o próximo, buscando-te a capacidade de entender e ajudar.
Auxilia aos outros com aquilo que possuas de melhor.
Os santos e os heróis ainda não residem na Terra.
Somos espíritos humanos, mistos de luz e sombra, amor e egoísmo, inteligência e ignorância.
Cada homem, na fase evolutiva em que nos encontramos, traz uma auréola incompleta de rei e uma espada de tirano.
Se chamas o fidalgo, encontrarás um servidor.
Se procuras o guerreiro, terás um inimigo feroz pela frente.
Por isso mesmo, reafirmou Jesus o antigo ensinamento da Lei: — “ama ao próximo, como a ti mesmo”.
É que o espírito, quando ama verdadeiramente, encontra mil meios de auxiliar, a cada instante, e o próximo, na essência, é o degrau que nos aparece diante do coração, por abençoado caminho de acesso à Vida Celestial.


Emmanuel/Xico Xavier


8 de janeiro de 2012

Caminhai com Determinação

Bezerra de Menezes


Filhos, apesar dos percalços que enfrentais, inclusive no que se refere à conquista do pão de cada dia, prossegui caminhando com determinação.
Compreendei o eco do passado distante nas lutas que vos alcançam no presente: o filho rebelde, o cônjuge difícil, a carência material, o assédio sistemático das trevas...
Não descreiais do Amparo Divino, através dos amigos do Mais Alto, que não vos deixam a sós com as vossas provas.
Não fosse pela intercessão daqueles que por vós se interessam do Além, é possível que vos precipitásseis em mais profundos abismos de dor.
Inútil pretender qualquer colheita sem justa semeadura.
Por outro lado, de que valeria lançar sobre a gleba inculta a semente promissora?
Quantos anseiam por terem, e que nada fazem para possuirem?
Adquiri mais ampla compreensão da vida e atinareis com a causa de todos os vossos padecimentos.
Toda lágrima encerra uma lição e se constitui num estímulo ao progresso.
Quantos são os que negam a existência de Deus, unicamente por não serem atendidos em seus caprichos de ordem pessoal?
O que não tendes nem sempre deve ser interpretado por derito' mérito de vossa parte. Muitas vezes, a vidência' providência que vos é mais necessária ao esforço de auto-superação é o obstáculo que vos parece restringir os movimentos.
Caminhai, pois, com alegria, sem permitir que a descrença se vos insinue no rito' espírito.

7 de janeiro de 2012

A Chave de Luz

Toda obra pede auxílio e cooperação.
A árvore protege a fonte, tanto quanto a fonte alimenta a árvore.
O pão que extingue a fome é filho da com
paixão do solo que nutriu a semente, da renúncia da semente que germinou para o sol e da força do sol que amparou a terra obscura e sustentou a semente frágil.
Assim também, vida afora, nas empresas que o mundo te conferiu, não prescindirás de braços amigos que te estendam socorro e fraternidade.
Todavia, não basta exponhas a outrem as necessidades que te afligem, nem vale te desmandes na queixa, encarecendo perante alheios ouvidos a
angústia de teus problemas, a fim de que a verdadeira amizade se te revele, eficiente e prestigiosa.
Indispensável saibas abrir as portas dos corações para que te não falte concurso às construções da
existência.
Corações que, muitas vezes, jazem trancados na avareza afogados no vinagre da aflição ou deprimidos nos espinheiros do sofrimento.
Corações que padecem a flagelação do
egoísmo, a paralisia do orgulho, o desvario da vaidade, a chaga da ignorância e o assalto do desalento.
Não te impressione, porém, a seara da treva em que se mergulham.
Quase todos esperam a
penas a chave de luz que lhes descerre a passagem da noite para o dia, para a luz da libertação.
Avizinha-te deles com ternura e
bondade, sem agravar-lhes a dor.
Desvenda-lhes o próprio ser, em forma de compreensão e serviço e todos virão ao t
eu encontro, sustentando-te os passos na tarefa a que te impuseste na vida, porque, em verdade, é da lei do Senhor que alma alguma resista ao toque da humildade com a chave da gentileza.

Emmanuel

6 de janeiro de 2012

Caminho



Caminho

"Cada caminho é apenas um entre um milhão de caminhos.
Portanto, você deve ter sempre em mente que um caminho não passa
de um caminho. Se você achar que não o deve seguir, não precisa segui-lo,
de modo algum.
Um caminho é apenas um caminho.

Não é uma afronta para você ou outros se o largar,
se for isso que o seu coração lhe aconselha.
Mas a sua decisão de continuar no caminho ou abandoná-lo deve ser livre
de medo ou ambição. Eu lhe aviso: examine cada caminho com atenção
e propósito. Experimente-o quantas vezes julgar necessário.
Depois faça uma pergunta a você, e só a você. É a seguinte:
esse caminho tem coração?
Todos os caminhos são os mesmos.
Não levam a lugar algum.
Há caminhos que passam pelo mato,
ou vão para dentro do mato ou sob o mato.
A única pergunta é se esse caminho tem coração.
Se tiver, o caminho é bom. Se não, não tem utilidade."

( Léo Buscaglia )
 
 

5 de janeiro de 2012

A Esperança

Não titubeie diante da possibilidade de avançar pela
porta aberta diante de seus olhos.
 Guia-te pela confiança em Jesus e caminhas de forma a nunca perder
a esperança em momentos melhores.
 Procure Jesus, ele está ao seu lado e não vai deixar que a amargura
e a insegurança faça parte do seu caminho.
 Procure Jesus em tua vida, conte a ele todas as angústias que estão
dentro do seu coração, porque ele dará a esperança como saída.
 Jesus consola e encaminha nossos sentimentos para o bem,
basta que estejamos atentos aos seus avisos.
 Procure sempre a esperança como sua consoladora
pois desta forma terá muito mais força
e coragem para seguir sua caminhada.

Extraido do site


4 de janeiro de 2012

Filho de Deus



Multiplicaram-se através dos tempos, variados
conceitos a respeito de Deus. |
Por mais complexos, tornaram-se insuficientes
para expressar toda grandeza do Criador.
Somente Jesus logrou fazê-lo com perfeição,
utilizando-se de uma linguagem simples, no entanto
portadora de alta carga racional e emocional,
chamando-O de Pai.
O designativo excelente preenche todas as lacunas
deixadas por outras definições e referências.
Deus é o Pai Criador,o Genitor Divino,
a Causa Incausada de todos os seres e de todas
as coisas. Tu és filho de Deus, cujo amor inunda
todo o universo e se encontra presente
nas mais íntimas fibras de teu ser.
Tens por fatalidade na vida: a plenitude!
Lográ-la, de imediato ou mais tarde, dependerá
do teu livre-arbítrio.
Por isso, empenha-te no sentido de conseguir
êxitos aos teus empreendimentos íntimos,
mesmo que a custas de sacrifícios,
recordando-te sempre que,em qualquer
situação, Deus está contigo.

Joanna de Angelis
Psicografado por Divaldo Pereira Franco)


3 de janeiro de 2012

Busca

Passamos nossas várias oportunidades de vida e aprendizado buscando todo tipo de coisas e quase sempre reclamamos ou nos decepcionamos com as coisas que achamos. Achamos exatamente aquilo que buscamos. Colhemos sempre aquilo que plantamos.
Se refletíssemos antes de buscar, com certeza acharíamos coisas sensatas e adequadas às nossas necessidades.
Mas na maioria das vezes buscamos satisfação temporária, efêmera e o que achamos é angústia, insatisfação e uma necessidade de buscar mais e mais, achando cada vez menos.
Nessa nossa busca desenfreada, cuja preocupação está principalmente ligada a nossa satisfação pessoal, a única coisa que achamos é uma necessidade constante e compulsiva de buscar mais e mais fundo dentro de nós, achando cada vez mais um vazio enorme e aí, incapazes de preenchê-lo, verdadeiramente, buscamos coisas externas e hipnóticas que nos façam esquecer por momentos, nossas necessidades e aumentamos mais ainda esse vazio.
O dia em que conseguirmos buscar no coletivo, buscar não só para nós, buscar não só para nossa satisfação, mas buscar nos que nos cercam e para os que conosco convivem, então acharemos, na alegria do outro, a nossa em dobro, no alimento do irmão a nossa satisfação, no agasalho do pobre, o nosso calor próprio, no sorriso dos que amamos, a mais plena e sublime realização.
Nesse dia saberemos buscar não só preencher a nós mesmos e assim, nos acharemos repletos de tudo que necessitamos.
Enquanto ainda não aprendemos a buscar aquilo de que necessitamos achar, busquemos somente ao Cristo, para acharmos o caminho e aprendermos com ele esse caminhar.

Paulo Aguiar


2 de janeiro de 2012

Bom dia amigos(a) primeiro dia útil de 2012, que a paz, harmonia e amor se façam presentes



Vamos nos conhecer melhor e saber que o sentimento de mágoa não é saudável ao homem. Que acontece se ouvimos uma ofensa, nosso orgulho inflama e sentimos raiva, o pulso acelera e o ressentimento se instala na alma. Dizemos em reação palavras tão ou mais duras que ferem nosso coração tanto quanto o da outra pessoa. Nossa natureza humana não permite que simplesmente sejamos atingidos e ainda assim abrir um sorriso, certamente que não. Todavia guardar uma mágoa por muito tempo significa perigo de exposição ao orgulho e ao egoísmo. Estar magoado com o próximo é pensar apenas em si mesmo, é achar que suas razões de alguma forma são mais importantes que de seu irmão, é egoísmo, por mais justas que sejam e por mais razão que tenha numa contenda. A sua verdade será mais importante para você unicamente e esta atitude é contrária a evolução moral, acredite.

Vi muitas pessoas boas de coração que sequer olham o rosto de um irmão ou parente, as vezes o próprio pai ou filho, muitos relacionamentos familiares vi sepultados por mágoas profundas e enraizadas, triste situação. Investigando se percebe que os verdadeiros motivos são futilidades, e o amor familiar fica encoberto pelo egoísmo e pela ignorância, principalmente dos mais velhos, estes que deveriam dar o exemplo.
Como afirmou Joana de Angelis - "A mágoa pode ser comparada à ferrugem perniciosa que destrói o metal em que se origina. "
Ore muito. Exercite o perdão.
Ele é o antídoto, que poderá afastar sentimentos ruins e negativos que ficam toda vez que há uma discussão, confronto aonde palavras ásperas são jogadas ao vento como dardos pontiagudos que acertam muitos ao redor.

Viva o amor de Deus e exercite o mesmo amor, verdadeiro e livre de mágoas junto àqueles que estão a sua volta. Olhe agora e veja os que estão perto de você, nesse instante, e se houver algum ressentimento empoeirado e guardado a sete chaves, recente ou antigo, para com algum deles substitua-o por amor através do perdão.

1 de janeiro de 2012

REFLITAMOS

REFLITAMOS


Antes de analisar a alh
eia conduta, observa, em sã consciência, o que fazes.
Sem dúvida, não é somente o usuário que encandeia o ouro à febre da própria ambição quem menospreza os dons que o Senhor lhe confere.
Tudo é riqueza do Criador no campo da natureza e todos os tesouros da vida se abrem, generosos, à frente de nossas necessidades, quando na oficina terrestre, para garantir-nos o bem-estar.
Aqui, é a fonte que aplaca a sede, ali é o fruto que mitiga a tortura da fome.
Adiante, é a árvore que se ufana no sacrifício para que o lar nos reconforte, mais além, é a erva frágil que nos propina remédio.
Tudo, em torno de ti, é ânsia de doação, auxílio, fraternidade, concurso e amor...
Pergunta a ti mesmo o que fazes da bênção que a Bondade Infinita te situa nas mãos, em cada instante do dia.
Ninguém é tão pobre que não possa auxiliar com um sorriso de paz ou com uma frase de estímulo.
E, muitas vezes, vale mais o gesto de carinho que renova as energias do viajor à procura de pão, que um fardo de ouro a empecer-lhe a marcha, por pesar-lhe excessivamente nos ombros.
Não te esqueças que o tempo conta os minutos para todos em igualdade de circunstâncias e a Justiça Divina, que to emprestou, no curto estágio da experiência humana, em cessando o teu ensejo de aprendizagem no carro físico, naturalmente, indagará de tua alma o que fizeste do santuário doméstico, dos laços familiares, do círculo dos amigos, das cintilações do raciocínio, dos títulos e recursos que, soberana e bondosa, te confiou.
Não olvides que o corpo equilibrado, ainda e sempre, é a fortuna que ultrapassa os cofres recheados de todos os Cresos do mundo, porque através dele podes arar o solo, pensar em auxílio aos outros, caminhar para socorrer e embalar o berço de alguma criança pobre, a quem Deus reserva glorioso futuro.
Não te percas examinando a consciência do irmão que recebeu a prova difícil do dinheiro farto e quase sempre infeliz.
Centraliza a atenção em ti próprio e estendamos as nossas forças na construção do bem, guardando a certeza de que todos somos ricos de inteligência e de amor para servir com segurança na Obra Eterna de Deus.


Emmanuel
Psicografia: Francisco Cândido Xavier