photo 9590ad90-645d-45c2-a6e4-91e48213f14b_zpsrvkhcolv.jpg
| Mistic Angel

19 de janeiro de 2012

A Notação Espírita

Cada criatura, na esfera da evolução, requisita certos ingredientes, com vistas à obtenção de plenitude espiritual para a alegria de viver, tais quais sejam:
luz na consciência;
equilíbrio no coração;
discernimento no caminho;
lógica na conduta;
raciocínio na fé;
desprendimento na posse;
ponderação na abastança;
resignaçao na escassez;
estímulo ao trabalho;
paz na luta;
consolo no sofrimento;
humildade na vitória;
renovação no fracasso;
amparo na queda;
esperança na tristeza;
resistência na prova;
sustentação no dever;
força no sacrifício.
Sempre que você puder socorrer alguém, nas necessidades reais da alma, dê a esse alguém a bênção de um livro espírita.

Médium: Chico Xavier
Autor: Albino Teixeira

18 de janeiro de 2012

Receita de Paz

Ora com mais confiança em Deus.
Trabalha um tanto mais.
Serve com mais alegria.
Age mais caridosamente.
Desculpa as faltas alheias com mais compaixão pelos ofensores.
Usa mais calma, particularmente nas horas difíceis.
Tolera, com mais paciência, as situações desagradáveis.
Coloca mais gentileza no trato pessoal.
Emprega mais serenidade na travessia de qualquer provação.
E, assim, com a benção de Deus, encontrarás mais segurança e paz, nas estradas do tempo, garantindo-te o êxito preciso nos deveres de cada dia, a caminho da vida maior.

Autor: Emmanuel
Psicografia de Chico Xavier
 


17 de janeiro de 2012

Conselhos

 


Chico Xavier / André Luiz



Não converta seus ouvidos num paiol de boatos.
A intriga é uma víbora que se aninhará em sua alma.

Não transforme seus olhos em óculos da maledicência.
As imagens que você corromper
viverão corruptas na tela se sua mente.

Não faça de suas mãos lanças
para lutar sem proveito.
Use-as na sementeira do bem.

Não menospreze sua faculdades criadoras,
centralizando-as nos prazeres fáceis.
Você responderá pelo que fizer delas.

Não condene sua imaginação
às excitações permanentes.
Suas criações inferiores
atormentarão seu mundo íntimo.

Não conduza seus sentimentos
à volúpia de sofrer.
Ensine-os a gozar o prazer de servir.

16 de janeiro de 2012

Ação de Paz


No teu círculo de amigos não faltam aqueles que cultivam a violência, a arrogância, o espírito perturbador...
Bulhentos, irrequietos, gostam de promover desordens, sempre armados contra tudo e todos.
Cuidado com eles!
Aconselham a anarquia, estimulam as arruaças, encorajam a malquerença.
Não te inspires na sua poluição mental, responsável pelo seu comportamento alienado.
Trata-os com gentileza, no entanto, poupa-te à sua convivência malfazeja.
Eles são cansativos pela instabilidade e exaurem aqueles que os cercam, em razão da agressividade em que se debatem.
Há quem aconselhe revide a qualquer ofensa; reproche a toda insinuação; respostas ácidas às provocações...
O fogo não se acaba, quando se lhe atira combustível.
Assim também acontece com o mal.
A única alternativa é a que decorre da ação do bem, que apaga as labaredas da violência e estabelece a paz na qual o progresso se firma.
És instrumento da vida, para a tua e a felicidade geral.
Esparze alegria, sem fomentar o pandemônio.
Irradia dignidade, sem carantonha ou simulação sisuda.
Favorece a paz, sem pieguismo ou receio da perturbação.
Tua realidade íntima, tua forma de vida pessoal.
Vive em paz, e apazigua todos quantos se acerquem de ti.

Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Pereira Franco.


14 de janeiro de 2012




Você quer sentir Deus?

Olhe o horizonte.
Faça sua vista penetrar ao longe.
Sinta como são lindas as nuvens.
Delicie-se com o crepúsculo.
Maravilhe-se com as estrelas.
Que esplendor! Que sabedoria!
Volte sua atenção agora para o chão.
Há muita beleza ao seu redor.
Existe harmonia.
Como é maravilhosa a natureza!
Tudo é Deus, mas olhe agora para si mesmo.
Mais maravilhoso do que há por fora é você mesmo por dentro.
È ali que você sentir Deus.
Deus construiu um universo maravilhoso também dentro de você.
Lourival Lopes
Do livro Gotas de esperança

Desculpem Amigos(a) fui mexer no lay e tive que colocar outro


Perante os Mentores Espirituais


 

Ponderar com especial atenção as comunicações transmitidas como sendo da autoria de algum vulto célebre, e somente acatá-las pelos conceitos com que se enquadrem à essência doutrinária do Espiritismo.
A luz não se compadece com a sombra.
Abolir a prática da invocação nominal dessa ou daquela entidade, em razão dos inconvenientes e da desnecessidade de tal procedimento em nossos dias, buscando identificar os benfeitores e amigos espirituais pelos objetivos que demonstrem e pelos bens que espalhem.
O fruto dá notícia da árvore que o produz.
Apagar a preocupação de estar em permanente intercâmbio com os Espíritos protetores, roubando-lhes tempo para consultá-los a respeito de todas as pequeninas lutas da vida, inclusive problemas que deva e possa resolver por si mesmo.
O tempo é precioso para todos.
Acautelar-se contra a cega rendição à vontade exclusiva desse ou daquele Espírito,
e não viciar-se em ouvir constantemente os desencarnados, na senda diária, sem maior consideração para com os ensinamentos da própria Doutrina.
Responsabilidade pessoal, patrimônio intransferível.
Honrar o nome e a memória dos mentores que lhe tenham sido companheiros ou parentes consangüíneos na Terra, abstendo-se de endereçar-lhes petitórios desregrados ou descabidas exigências.
A comunhão com os bons cria para nós o dever de imitá-los.
Furtar-se de crer em privilégios e favores particulares para si, tão-somente porque esse ou aquele mentor lhe haja dirigido a palavra pessoal de encorajamento e carinho.
Auxílio dilatado, compromisso mais amplo.
“Amados, não creiais a todo Espírito, mas provai se os Espíritos são de Deus.” (I JOÃO, 4:1.)

Autor: André Luiz
Psicografia de Waldo Vieira. Livro: Conduta Espírita


Fala em Paz


Justo lembrar: a voz humana está carregada de vibrações.

Esforça-te por evitar os gritos intempestivos e inoportunos.
Uma exclamação tonitroante equivale a uma pedrada mental.

Se alguém te dirige a palavra em tom muito alto, faze-lhe o obséquio de responder em tom mais baixo.
Os nervos dos outros são iguais aos teus: desequilibram-se facilmente.

Discussão sem proveito é desperdício de forças.

Não te digas sofrendo esgotamento e fadiga para poder lançar frases tempestuosas e ofensivas; aqueles que se encontram realmente cansados procuram repouso e silêncio.

Se te sentes à beira da irritação, estás doente e o doente exige remédio.
Barulho verbal apenas complica.

Pensa nisso: a tua voz é o teu retrato sonoro.



Autor: Emmanuel
Psicografia de Chico Xavier

13 de janeiro de 2012

Conversar


A palavra é um fio de sons carregado por nossos sentimentos;
em razão disso aquilo que sentimos é o remoinho vibratório que nos conduzirá a palavra ao lugar certo que nos propomos atingir.
Quando falamos, cada qual de nós apresenta o
próprio retrato espiritual passado a limpo.
Conversando, dialogamos; dialogando, aprendemos.
Quem condena atira uma pedra que voltará sempre ao ponto de origem.
As artes são canais de expressão derivados do verbo: a escultura é a palavra coagulada, a pintura é a palavra colorida, a dança é a palavra em movi-mento, a música é a palavra em harmonia; mas a palavra, em si, é a própria vida.
Quando haja de reclamar isso ou aquilo, es-
André Luiz?
pere que as emoções se mostrem pacificadas; um grito de cólera, muitas vezes, tem a força de um punhal.
Sempre que possa e quanto possa abstenha-se de comentar o mal; a palavra cria a imagem e a imagem atrai a influência que lhe diz respeito.
Você falou, começou a fazer.
Não fale na treva para que a treva não comece a caminhar por sua conta.
Abençoadas serão as suas palavras sempre que você fale situando-se na posição dos ausentes ou no lugar dos que lhe ouvem a voz.


Médium: Chico Xavier
Autor: André Luiz


12 de janeiro de 2012

A Força do Passado

Vivemos na Terra muitas vezes.
A cada nova existência passamos por situações que se relacionam com nossas necessidades e com o que fizemos no passado.
Nesse aprendizado que se estende por milênios há uma verdade que jamais devemos esquecer:
Bens e males que nos afligem são conseqüência do bem ou do mal que praticamos.
Nem sempre ajustamos nossas contas com a justiça dos homens, mas a justiça de Deus nunca falha.
Ela funciona em nossa consciência.
É a justiça de Deus, dentro de nós, que nos torna felizes ou infelizes, sãos ou doentes, de conformidade com nossos atos passados e a maneira de viver no presente.
Um homem era muito rico, dono de muitas propriedades, bem casado, filhos maravilhosos, boa posição social.
Tendo tudo para ser feliz, sentia-se triste, deprimido. E tanto se atormentava que freqüentemente ficava doente.
Procurou médicos e psicólogos. Tentou a religião...
Nada adiantava. Não conseguia paz.
Procurou um grande médium, desses que conseguem enxergar o que está escondido dentro de nós.
E o médium lhe disse.
Meu filho, em sua última existência você fez muitas coisas erradas, prejudicou muitas pessoas, matou muita gente...
Hoje esses crimes pesam em sua alma. Por isso é que você não consegue ser feliz. Sua própria consciência lhe impõe os tormentos que não sabe explicar.
Ore muito, peça a Deus que o ajude. Procure praticar o bem, ajudar as pessoas...
Somente assim aliviará os seus débitos e se sentirá melhor.
Impressionado com a explicação lógica quanto à origem de seus padecimentos, ele resolveu cumprir a orientação recebida.
Só então encontrou um pouco de paz.
Cada benefício que prestava, cada pessoa que atendia, era como se pusesse um bálsamo em sua consciência torturada, aliviando suas angústias.
Se colhemos hoje o que semeamos ontem é importante que cultivemos uma vida honrada, virtuosa, digna, para que possamos desfrutar de um futuro melhor.
Neste particular, lembre-se, meu amigo, nenhum policial vai nos fiscalizar.
Seremos sempre fiscalizados por nossa própria consciência.

Livro: Fugindo da Prisão
Autor: Richard Simonetti
Site: Luz do Espiritismo - Grupo Espírita Allan Kardec

11 de janeiro de 2012

A Divulgação Espírita



Há companheiros que se dizem contrários à divulgação espirita.
Julgam vaidade o propósito de se lhe exaltar os rito'>méritos e agradecer os benefícios nas iniciativas de caráter público.
Para eles, o Espiritismo fala por si e caminhará por si.
Estão certos nessa convicção mas isso não nos invalida o dever de colaborar na extensão do conhecimento espírita com o devotamento que a boa semente merece do lavrador.
- O ensino exige recintos para o magistério.
O Espiritismo deve ser apresentado por seus profitentes em sessões públicas.
- A cultura reclama publicações.
O Espiritismo tem a sua alavanca de expansão no livro que lhe expõe os postulados.
- A arte pede representações.
O Espiritismo não dispensa as obras que lhe exponham a grandeza.
- A indústria requisita produção que lhe demonstre o valor.
O Espiritismo possui a sua maior força nas realizações e no exemplo dos seus seguidores, em cujo rendimento para o bem comum se lhe define a excelência.
Não podemos relaxar a educação espírita, desprezando os instrumentos da divulgação de que dispomos a fim de estendê-la e honorificá-la.
Allan Kardec começou o trabalho doutrinário publicando as obras da codificação e instituindo uma sociedade promotora de reuniões de palestras públicas, uma revista e uma livraria para a difusão inicial da Revelação Nova.
Mas não é só.
Que Jesus estimou a publicidade, não para si mesmo, mas para o Evangelho, é afirmação que não sofre dúvida.
Para isso, encetou a sua obra aliciando doze agentes respeitáveis para lhe veicularem os ensinamentos e ele próprio fundou o cristianismo através de assembléias públicas.
O "ide e pregai" nasceu-lhe da palavra recamada de luz.
E compreendendo que a Boa Nova estava ameaçada pela influência judaizante em vista da comunidade apostólica confinar-se de modo extremo aos preceitos do Velho Testamento, após regressar às Esferas Superiores, comunicou-se numa estrada vulgar, chamando Paulo de Tarso para publicar-lhe os princípios junto à gentilidade a que Jerusalém jamais se abria.
Visto isso, não sabemos como estar no Espiritismo sem falar nele ou, em outras palavras, se quisermos preservar o Espiritismo e renovar-lhe as energias, a benefício do mundo, é necessário compreender-lhe as finalidades de escola e toda escola para cumprir seu papel precisa divulgar.

10 de janeiro de 2012



Suporte um pouco mais.

Você julga que não dá para aguentar mais.
Qque suas forças chegaram ao fim.
Que é preciso agora mesmo modificar tudo.
Iniciar algo diferente.
No entanto, pode ser que sua pressa estrague o de bom que está por vir.
Talves esteja faltando só um pouco para a situação se transformar completamente.
Espere esse pouco.
Aguarde com paciência.
Silencie, se necessário.
Resista um tanto mais.
Confie em Deus, ele jamais desampara.
A sua grandeza espiritual tem exatamente o tamanho de sua resistência com amor.

Lourival Lopes
do livro gotas de esperança

9 de janeiro de 2012

O Próximo

O próximo, em cada minuto, é aquele coração que se acha mais próximo do nosso, por divina sugestão de amor no caminho da vida.
No lar, é a esposa e o esposo, os pais e os filhos, os parentes e os hóspedes.
No templo do trabalho comum, é o chefe e o subordinado, o cooperador e o companheiro.
Na via pública, é o irmão ou o amigo anônimo que nos partilham a mesma estrada e o mesmo clima.
Na esfera social, é a criança e o doente, o desesperado e o triste, as afeições e os laços da solidariedade comum.
Na luta contundente do esforço humano, é o adversário e o colaborador, o inimigo declarado e oculto ou, ainda, o associado de ideais que nos surgem
por instrutores.
Em toda parte, encontrarás o próximo, buscando-te a capacidade de entender e ajudar.
Auxilia aos outros com aquilo que possuas de melhor.
Os santos e os heróis ainda não residem na Terra.
Somos espíritos humanos, mistos de luz e sombra, amor e egoísmo, inteligência e ignorância.
Cada homem, na fase evolutiva em que nos encontramos, traz uma auréola incompleta de rei e uma espada de tirano.
Se chamas o fidalgo, encontrarás um servidor.
Se procuras o guerreiro, terás um inimigo feroz pela frente.
Por isso mesmo, reafirmou Jesus o antigo ensinamento da Lei: — “ama ao próximo, como a ti mesmo”.
É que o espírito, quando ama verdadeiramente, encontra mil meios de auxiliar, a cada instante, e o próximo, na essência, é o degrau que nos aparece diante do coração, por abençoado caminho de acesso à Vida Celestial.


Emmanuel/Xico Xavier