photo 9590ad90-645d-45c2-a6e4-91e48213f14b_zpsrvkhcolv.jpg
| Mistic Angel

12 de fevereiro de 2012

Preocupações


 
Não se aflija por antecipação, porquanto é possível que a vida resolva o seu problema, ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte.
 Não é a preocupação que aniquila a pessoa e sim a preocupação em virtude da preocupação.
 Antes das suas dificuldades de agora, você já faceou inúmeras outras e já se livrou de todas elas, com o auxílio invisível de Deus.
 Uma pessoa ocupada em servir nunca dispõe de tempo para lembrar injúria ou ingratidão.
 Disse um notável filósofo: "uma criatura irritada está sempre cheia de veneno", e podemos acrescentar: "e de enfermidade também".
 Trabalhe antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantirá sua paz.
 Conte as bênçãos que lhe enriquecem a vida, em anotando os males que porventura lhe visitem o coração, para reconhecer o saldo imenso de vantagens a seu favor.
 Geralmente, o mal é o bem mal-interpretado.
 Em qualquer fracasso, compreenda que se você pode trabalhar, pode igualmente servir, e quem pode servir carrega consigo um tesouro nas mãos.
 Por maior lhe seja o fardo do sofrimento, lembre-se de que Deus, que agüentou você ontem, agüentará também hoje.

 
(Do livro "Sinal Verde", cap. 25, F.C.X., edição CEC)
André Luiz


11 de fevereiro de 2012

O Bem Aventurado


 
"Na paisagem invadida de sombras, a multidão sofria e lutava por encontrar uma porta libertadora.
Na movimentação dos infelizes, surgiam conflitos e padecimentos, incompreensões e entraves que somente serviam para acentuar a penúria e o medo, as aflições e as feridas reinantes no caminho.
Alguns beneméritos aparecerem com o objetivo de solucionar o enigma da região.
Culto orientador intelectual elevou-se à grande tribuna, envolvida igualmente de trevas, e procurou instruir e consolar a compacta fileira de sofredores, conquistando o respeito geral; contudo, nem todos lhe compreenderam as palavras e áridas discussões se fizeram no vale da espessa neblina.
Veio um grande benfeitor e, compadecido, distribuiu vasta provisão de alimento e agasalho aos famintos e aos nus, merecendo o aplauso de muitos; entretanto, achava-se limitado às possibilidades individuais e não pode atender a todos, perseverando o império da dor no círculo popular.
Surgiu um médico e dispôs-se a curar os corpos doentes e amparou a comunidade, quanto lhe foi possível, recebendo expressivo reconhecimento público; mas não conseguiu satisfazer a exigência total do extenso domínio de sombras, mantendo-se o vale na antiga situação de expectativa e discórdia.
Apareceu um filósofo e aconselhou regras especiais de meditação, atraindo o carinho e a gratidão dos pesquisadores intelectualizados; no entanto, era incapaz de resolver todos os problemas e a paisagem prosseguiu dolorosa e escura.
Mas, surgiu um homem de boa vontade que, depois de recolher bênçãos e valores, no serviço aos semelhantes, acendeu uma luz no próprio coração.
Maravilhoso milagre surpreendeu o vale inteiro.
Nem mais contendas, nem mais reclamações.
Precipitou-se a multidão para a claridade daquele que soubera transformar-se em lâmpada viva e brilhante, descortinando a estrada libertadora.
Tal benfeitor correspondia à exigência de todos e solucionava o problema geral.
E, por bem-aventurado, avançou para a frente, com o poder de guiar e auxiliar, por haver improvisado em si mesmo o poder silencioso de amar e servir.
Não duvidemos, em nossas dificuldades, de aprender e ensinar, recebendo as luzes do Alto e distribuindo-as no grande vale da luta humana.
Todos os títulos de fraternidade e benemerência são veneráveis, mas, o coração que se une ao Cristo e se converte em luz para todos os companheiros da romagem terrestre é, sem contestação, o autor feliz da caridade maior."


ANDRÉ LUIZ


10 de fevereiro de 2012

Glória ao Bem



"Glória, porém, e honra e paz a qualquer que obra o bem." - Paulo (ROMANOS, capítulo 2, versículo 10.)

A malícia costuma conduzir o homem a falsas apreciações do bem, quando não parta da confissão religiosa a que se dedica, do ambiente de trabalho que lhe é próprio, da comunidade familiar em que se integra.
O egoísmo fá-lo crer que o bem completo só poderia nascer de suas mãos ou dos seus. Esse é dos característicos mais inferiores da personalidade.
O bem flui incessantemente de Deus e Deus é o Pai de todos os homens. E é através do homem bom que o Altíssimo trabalha contra o sectarismo que lhe transformou os filhos terrestres em combatentes contumazes, de ações estéreis e sanguinolentas.
Por mais que as lições espontâneas do Céu convoquem as criaturas ao reconhecimento dessa verdade, continuam os homens em atitudes de ofensiva, ameaça e destruição, uns para com os outros.
O Pai, no entanto, consagrará o bem, onde quer que o bem esteja.
É indispensável não atentarmos para os indivíduos, mas, sim, observar e compreender o bem que o Supremo Senhor nos envia por intermédio deles. Que importa o aspecto exterior desse ou daquele homem? que interessam a sua nacionalidade, o seu nome, a sua cor? Anotemos a mensagem de que são portadores. Se permanecem consagrados ao mal, são dignos do bem que lhes possamos fazer, mas se são bons e sinceros, no setor de serviço em que se encontram, merecem a paz e a honra de Deus.

Xavier, Francisco Cândido
Espírito Emmanuel

9 de fevereiro de 2012

De Coração Puro



"Amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro." - (I PEDRO, 1:22.)

Espíritos levianos, em todas as ocasiões, deram preferência às interpretações maliciosas dos textos sagrados.

O "amai-vos uns aos outros" não escapou ao sistema depreciativo. A esfera superior, entretanto, sempre observa a ironia à conta de ignorância ou infantilidade espiritual das criaturas humanas.
A sublime exortação constitui poderosa síntese das teorias de fraternidade.
O entendimento e a aplicação do "amai-vos" é a meta luminosa das lutas na Terra. E a quantos experimentam dificuldade para interpretar a recomendação divina temos o providencial apontamento de Pedro, quando se reporta ao coração puro.
Conhecem os homens alguns raios do amor que não passam de réstias fugidias, a luzirem através das muralhas dos interesses egoísticos, porque a maioria das aproximações de criaturas, na Crosta da Terra, inspiram-se em móveis obscuros e mesquinhos, no terreno dos prazeres fáceis ou das associações que se dirigem para o lucro imediatista.
O amor a que se refere o Evangelho é antes a divina disposição de servir com alegria, na execução da Vontade do Pai, em qualquer região onde permaneçamos.
Muita gente afirma que ama, contudo, logo que surjam circunstâncias contra os seus caprichos, passa a detestar.
Gestos que aparentavam dedicação convertem-se em atitudes do interesse inferior.
Relativamente ao assunto, porém, o apóstolo fornece a nota dominante da lição. Amemo-nos uns aos outros, ardentemente, mas guardemos o coração elevado e puro.

Xavier, Francisco Cândido
Emmanuel


8 de fevereiro de 2012

QUE NOS ESTIMEM COMO SOMOS...




Amigo(a), é maravilhoso quando as pessoas à nossa volta gostam de nós, nos tratam com apreço e simpatia.
Porém, nem sempre isso ocorre.
E não acontecendo, ficamos chateados, pensando no que podemos fazer para tornarmo-nos queridos...
Modificamos atitudes, simulamos hábitos, palavras e gestos para agradar aos outros, freqüentamos lugares e imitamos a outrem... Incorremos no erro de forçarmos para agradar as pessoas e atraí-las a nos estimarem.
No entanto, na arte de viver, é preciso aprender que a espontaneidade é uma das maiores provas da afeição verdadeira e recíproca.
Quem se nos aproxima e sintoniza conosco, deverá fazê-lo espontaneamente e não por uma falsa imagem que criamos.
Não nos preocupemos em agradar a todos, nem Jesus Cristo o conseguiu.
Forçando atitudes acabaremos sentindo-nos infelizes. Precisamos nos transformar, só que com esforço sincero de melhoria íntima e não teatralmente.
Que nos estimem como somos.
Estimemos a outrem - gostarem de nós será conseqüência.


Do livro: REFLEXÕES PARA A PAZ
Autor: JOAMAR ZANOLINI NAZARETH

7 de fevereiro de 2012

Este Dia
Este dia é o seu melhor tempo, o instante de agora.
Se você guarda inclinação para a tristeza, este é o ensejo de meditar na
alegria da vida e de aceitar-lhe a mensagem de renovação permanente.
Se a doença permanece em sua companhia, surgiu a ocasião de tratar-se com
segurança.
Se você errou, está no passo de acesso ao reajuste.
Se esse ou aquele plano de trabalho está incubado em seu pensamento, agora é
o momento de começar a realizá-lo.
Se deseja fazer alguma boa ação, apareceu o instante de promovê-la.
Se alguém aguarda as suas desculpas por faltas cometidas, terá soado a hora
em que você pode esquecer qualquer ocorrência infeliz e sorrir novamente.
Se alguma visita ou manifestação afetiva esperam por você chegou o tempo de
atendê-las.
Se precisa estudar determinada lição, encontrou você a oportunidade de fazer
isso.
Este dia é um presente de Deus, em nosso auxílio; de nós depende aquilo que venhamos a fazer com ele.


André Luiz
Chico Xavier.


6 de fevereiro de 2012



AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS

A LEI DO AMOR




O

amor resume inteiramente a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são instintos elevados à altura do progresso realizado.
No seu inicio, o homem não tem senão instintos; mais avançado e corrompido, só têm sensações; mais instruido e purificado, têm sentimentos; e o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas este sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas.
A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e aniquila as misérias sociais.
Feliz aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor seus irmãos em dores! Feliz aquele que ama, porque não conhece nem a angústia da alma, nem a miséria do corpo; seus pés são leves, e vive como que transportado para fora de si mesmo.
Quando Jesus pronunciou esta palavra divina-amor- ela fez estremecer os povos, os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.
Livro o Evangelho Segundo Espiritismo - Cap. XI
Allan Kardec


 

5 de fevereiro de 2012

O SEGREDO DO TRABALHO

Coloque o trabalhador as mãos no arado para a lavoura do bem e o Senhor, por Seus Emissários, fará o resto,
abençoando a colheita farta.
O Serviço possui idioma próprio, e através do serviço o devotamento de cada seareiro está conversando com todos os
irmãos da Humanidade.
Nesse bendito segredo da fala silenciosa que o trabalho desenvolve, pelos veículos do exemplo, as grandes realizações
se efetuam com o auxílio do Alto.



BATUÍRA
Francisco Cândido Xavier


4 de fevereiro de 2012


ORAÇÃO DO APRENDIZ

Senhor !
Em tudo quanto eu te peça, conquanto agradeça a infinita bondade com que me atendes.
Não consideres o que eu te rogue, mas aquilo de que eu mais necessite.
E quando me concederes aquilo de que eu mais precise, ensina-me a usar a tua concessão, não só em meu proveito, mas
em benefício dos outros, a fim de que eu seja feliz com a tua dádiva, sem prejudicar a ninguém.



ANDRÉ LUIZ
Francisco Cândido Xavier

3 de fevereiro de 2012


CARIDADE - A NOSSA BANDEIRA


Meus filhos:
Jesus - o nosso Mestre.
Amor - o nosso clima.
Caridade - a nossa bandeira.
Serviço - a nossa benção.
Sim, filhos do coração,
quanto nos seja lícito;
tanto quanto pudermos;
seja com quem for;
em toda parte;
em qualquer tempo;
à frente de todos;
ante quaisquer circunstâncias;
por todos os modos justos;
nos mínimos gestos;
sem restrições de qualquer natureza;
como nos seja possível;
através dos sentimentos;
pelo veículo das idéias;
pela forma das palavras;
e pela força das ações
levantemos o nosso estandarte de luz!...
Que, em tudo, a caridade,
por presença do Cristo,
resplandeça de nós para com os outros,
com o esquecimento de nós próprios,
para que o Reino Eterno
do Pai Celestial,
seja instalado, enfim,
em nossos corações,
agora e para sempre.



Fabiano de Cristo
Francisco Cândido Xavier

2 de fevereiro de 2012

ISSO É DA LEI DE DEUS

Tolera, construindo
Todo o bem que puderes
Não exija dos outros
Dons que ainda te faltam.
Erros nos companheiros
Poderiam ser nossos.
Aceita as provações
Por exames de fé.
Trarás contigo a paz
Que fizeres nos outros.
Temos sempre o que damos.
Isso é a lei de Deus.
Espírito:


EMMANUEL
Francisco Cândido Xavier


1 de fevereiro de 2012

A FÉ HUMANA E A DIVINA





No homem, a fé é o sentimento inato de seus destinos futuros; é a consciência que ele tem das faculdades imensas
depositadas em gérmen no seu íntimo, a princípio em estado latente, e que lhe cumpre fazer que desabrochem e cresçam
pela ação da sua vontade.
Até ao presente, a fé não foi compreendida senão pelo lado religioso, porque o Cristo a exalçou como poderosa
alavanca e porque o têm considerado apenas como chefe de uma religião. Entretanto, o Cristo, que operou milagres
materiais, mostrou, por esses milagres mesmos, o que pode o homem, quando tem fé, isto é, a vontade de querer e a
certeza de que essa vontade pode obter satisfação. Também os apóstolos não operaram milagres, seguindo-lhe o
exemplo? Ora, que eram esses milagres, senão efeitos naturais, cujas causas os homens de então desconheciam, mas
que, hoje, em grande parte se explicam e que pelo estudo do Espiritismo e do Magnetismo se tornarão completamente
compreensíveis?
A fé é humana ou divina, conforme o homem aplica suas faculdades à satisfação das necessidades terrenas, ou das suas
aspirações celestiais e futuras. O homem de gênio, que se lança à realização de algum grande empreendimento, triunfa,
se tem fé, porque sente em si que pode e há de chegar ao fim colimado, certeza que lhe faculta imensa força. O homem
de bem que, crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência, haure na sua fé, na
certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres de caridade, de devotamento e de
abnegação. Enfim, com a fé, não há maus pendores que se não chegue a vencer.
O Magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses
fenômenos singulares, qualificados outrora de milagres.
Repito: a fé é humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se
quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o a que, até hoje, eles chamaram prodígios e
que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas.
Um Espírito Protetor
Do Livro: "O Evangelho Segundo o Espiritismo" – Capítulo XIX – Item 12